MACROBIÓTICA. Olhares sobre o Passado, Presente e Futuro (2024)

MACROBIÓTICA. Olhares sobre o Passado, Presente e Futuro (1)

KUZU(Pueraria lobata)

+ UME-SHO-KUZU

ALIMENTO-MEDICAMENTO DE OUTONO

Por: ClaraCastellotti - https://www.facebook.com/groups/368381147853533/user/100002360740099

Trata-se de uma planta originária do Extremo Oriente,pertencente à família das leguminosas. Terapeuticamente utiliza-se apenas araiz, da qual se extrai um determinado amido utilizado na culinária comoespessante de sopas e cremes, doces ou salgados. Como equilibra a acidez, éexcelente na preparação de sobremesas como pudins, kanten, etc.

A raiz de kuzu tem sido utilizada pelos curandeirosorientais há pelo menos 2.000 anos e principalmente como alimento devido à suacapacidade de equilibrar os açúcares naturais e melhorar o metabolismo daglucose. É considerada uma das 50 plantas mais importantes da Medicina TradicionalChinesa.

Ao crescer em profundidade, a raiz do Kuzu tem umaenergia contractiva muito yang. Reforça a digestão, restaura a energia dascondições muito yin; ajuda a lubrificar os intestinos fracos e controla ahiperacidez estomacal.

Tradicionalmente, também tem sido utilizado nasadições, tanto na dependência do tabaco como no álcool e está agora a serexplorado para pacientes viciados em marijuana e cocaína. Na Universidade deHarvard foi estudado o efeito do kuzu na supressão do desejo de consumir álcoole na recuperação dos órgãos danificados pelo seu consumo.

Contém isoflavonas úteis (60% das quais puerarina). Tambémcontém diadzeína, agente anti-inflamatório e antimicrobiano e daidzina, umfitoestrogénio. Os seus componentes afectam os neurotransmissores, nomeadamentea serotonina e o GABA, que estimulam a produção de dopamina e proporcionam umasensação de bem-estar, compensando o prazer que trazem as substâncias nocivascomo a droga, o álcool ou o tabaco.

Lenitivo e anti-inflamatório das mucosas, é útil emcaso de constipações, febre, perturbações digestivas e perturbações intestinaiscrónicas. Reforça as paredes intestinais e é, por isso, muito útil nos casos dediarreia aguda e crónica. É também indicado em doenças cardiovasculares ecerebrovasculares, doença de Parkinson.

Intestinos: O Kuzu ouKudzu tende a regular o funcionamento intestinal, sendo útil tanto na obstipaçãocomo na diarreia, espasmos intestinais, intestinos preguiçosos, refluxogastro-esofágico, etc. Apoia igualmente a flora intestinal. É de grande alívioem casos de gastroenterite, colite, úlceras estomacais ou quando o estômago nãotolera nenhum alimento líquido ou sólido. Reduz a inflamação, o excesso deacidez, as infecções bacterianas e a cândida. Ótimo remédio para a doença deCrohn e na diarreia. Durante o tratamento do cancro, protege os órgãos dosistema digestivo e ajuda a alcalinizar o organismo, aliviando o cansaço epotenciando os níveis de energia. Quando não é possível engolir qualquerlíquido durante a quimioterapia, utiliza-se como espessante. Estimula oapetite.

Aparelho respiratório. Suavisa a mucosa pulmonar e é muito útil nosresfriados, tosse, bronquite, asma e alergias com rinite. Em caso de gripe,reduz a febre, favorece a transpiração e acalma a congestão e as doresmusculares associadas.

Alivia a fadiga crónica e aumenta os níveis deenergia, já que tende a alcalinizar o organismo. Melhor se consumido em chá comumeboshi e shoyu.

Distúrbios hormonais. Ao ter daidzeína,atividade estrogénica, também limita distúrbios hormonais, sendo útil na pré epós-menopausa porque, ao aumentar os níveis de estrogénio, fixa o cálcio. Menopausa.50 mg de raiz por dia aliviam os afrontamentos e os suores noturnos.

Coração. Estudosrealizados na China demonstraram que o kuzu, graças à puerarina, o seuflavonoide mais importante, diminui a tensão arterial. A puerarina, o seuprincípio ativo, limita a frequência dos episódios de angina e limita aformação de plaquetas, mantendo um fluxo sanguíneo correto nas artérias. Osseus flavonóides (isoflavonas) melhoram a circulação (incluindo o aumento dairrigação cerebral), reduzem o colesterol e a agregação plaquetária, protegendocontra as doenças coronárias.

Distúrbios nervosos e cerebrais. A sua ação vasodilatadora favorece a circulaçãosanguínea, reduz o stress e as insónias. É útil no tratamento das dores decabeça e das enxaquecas, melhorando igualmente as cefaleias em salvas. Está aser estudado pela sua capacidade de melhorar a capacidade cognitiva na demênciae na doença de Alzheimer (1 g/dia melhora a função cognitiva).

Tem um efeito calmante contra o stress, melhorando oestado emocional. Útil em crianças hiperactivas.

Mucosite e cancro. Durante otratamento de quimioterapia, é comum sofrer-se de mucosite do trato digestivo,o que aumenta a permeabilidade intestinal e aumenta a toxicidade do tratamento(uma vez que é mais absorvido). Por esta razão, e também porque melhora adigestão e estimula o apetite, é útil adicionar uma chávena de kuzu, já diluídoem água, à cozedura do creme de arroz, nos últimos 5 minutos.

Propriedade anti-dor. Calmantegeral não só da mente, o Kuzu relaxa e alivia as dores nas costas e nos ombros.

Outros: alergias,zumbidos e vertigens.

Adições: :8-15gr,/dia

Como alimento. O Kuzu é umagente espessante maravilhoso para preparar molhos e sopas cremosas e dá umatextura sedosa a uma variedade de alimentos. Também pode ser usado pararevestir vegetais ou peixe, resultando num revestimento leve e estaladiço. Maso kuzu é sobretudo utilizado pela sua capacidade de equilibrar a acidez dosdoces e entra na composição de sobremesas como pudins, tartes, gelados e muitosoutros. O seu poder gelificante, a sua textura e os seus atributos terapêuticostornam-no muito superior a outros espessantes como a araruta e constitui umaalternativa saudável ao amido de milho ou à fécula de batata, que são tratadosquimicamente.

Apresenta-se sob duas formas. Na forma de amido, a mais comum, que é a sua formade “pedra”, em que a raiz é limpa e processada para remover a parte nãocomestível. Em alternativa, a raiz de kuzu pode ser encontrada seca; esta formafornece mais flavonóides que se perdem durante o processo de produção do amidoe que se encontram em contra partida nas tisanas. Comercializado sob o nome deKakkon, este preparado pode conter, para além da raiz de kuzu, alcaçuz,gengibre e canela (em geral) que, em conjunto, podem ajudar a combater umagrande variedade de sintomas.

Modo de preparo. Por ao lumeuma panela com a quantidade de caldo ou líquido que se deseja espessar. Numachávena, dissolver 1 a 2 colheres de chá de kuzu em 100 a 150 cc. de água oulíquido frio (o mesmo líquido que estamos a aquecer) e quando o líquido napanela ferver, adicionar o kuzu dissolvido (como fazemos com a farinha demilho). Mexer e deixar cozinhar durante 2 minutos até o líquido engrosse e fiqueum pouco transparente.

UME SHO KUZU / REMÉDIO DEOUTONO = composto por:Umeboshi (Ume) + Shoyu ou tamari (Sho) + Kuzu, três ingredientes muito yang e tonificantes– Especial para alturas de gripes intestinais e respiratórias. O kuzu, com asua energia, permite que os outros dois ingredientes penetrem em profundidade eequilibra as condições extremamente yin.

Preparação: Dissolver 1colher de sopa de kuzu em duas colheres de sopa de água fria. Esmagar a ameixaumeboshi e juntá-la ao kuzu dissolvido. Adicionar 1 1/2 chávena (ou 2) de água friae pôr ao lume. Adicione 5 a 6 gotas de sumo de gengibre e deixe ferver atéficar transparente e um pouco espesso. Adicione 1 a 3 colheres de chá de shoyue deixe ferver um pouco mais. Servir de imediato. Fica claro e espesso. Servir.1 chávena de água também pode ser fervida. Dissolva 1 ou 2 colheres de chá dekuzu em uma pequena quantidade de água em 1 xícara e quando a água da panelaferver, adicione o kuzu dissolvido na água fria (ele só se dissolve em águafria!!!). Deixar ferver durante 2-3 minutos até ficar transparente e desligar olume. Depois juntar a umeboshi e o shoyu (e o gengibre em caso de problemasrespiratórios/gripe), neste último caso as propriedades da umeboshi e dogengibre são melhor aproveitadas.

Para que serve. Reduz afebre e os estados gripais e, ao mesmo tempo, acalma as dores quefrequentemente os acompanham (dores de cabeça, de costas, etc.). Também podeser de grande ajuda em caso de problemas respiratórios, como bronquite,constipações, tosse, etc., já que desinflama as mucosas tanto das viasrespiratórias comos do aparelho digestivo.

Aquece e fortalece o corpo, estimulando o sistemaimunitário, aliviando o cansaço crónico e potencia o nosso nível de energia, jáque tende a alcalinizar o organismo.

1-2 vezes por dia em caso de gripe.

Remédio específico para problemas digestivos, sobretudointestinais.

A Umeboshi neutraliza o excesso de ácido e umacondição de acidez é o que causa a diarreia. No estômago, existe um equilíbrioconstante entre os ácidos segregados por um certo tipo de células gástricas e omuco segregado por outras. O muco impede que os ácidos gástricos e as enzimas irritemou provoquem úlceras nas paredes do estômago: a umeboshi, fortementealcalinizante, neutraliza o excesso de ácido e o Kuzu, com a sua consistênciaviscosa parecida ao muco, protege o estômago de um eventual excesso de ácidoclorídrico. Assim, em conjunto, têm uma ação muito ampla e completa quebeneficia todo o sistema digestivo, sendo indicados em casos de gastrite,úlceras, azia, ardor e acidez de estômago.

A fibra presente no Kuzu melhora os sintomas dadiverticulite e da síndrome do intestino irritável. Pode tomar-se uma vez pordia até que a condição melhore.

Fraqueza intestinal, problemas de assimilação e anemia.

Diarreia e obstipação (em caso de diarreia aguda, 2 a3 vezes por dia até a diarreia parar; em caso de diarreia crónica, uma vez pordia por bastante tempo até o intestino regularizar).

Durante e após a ingestão de antibióticos (até 10 diasapós o fim do tratamento).

Cândida e perturbações da flora intestinal. Fungos,parasitas.

Cansaço, ressaca e falta de energia.

Para reforçar o sistema digestivo três vezes porsemana durante 1-2 meses.

Cistite (infecção urinária) e infecções em geral.

MACROBIÓTICA. Olhares sobre o Passado, Presente e Futuro (2024)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Carlyn Walter

Last Updated:

Views: 6019

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Carlyn Walter

Birthday: 1996-01-03

Address: Suite 452 40815 Denyse Extensions, Sengermouth, OR 42374

Phone: +8501809515404

Job: Manufacturing Technician

Hobby: Table tennis, Archery, Vacation, Metal detecting, Yo-yoing, Crocheting, Creative writing

Introduction: My name is Carlyn Walter, I am a lively, glamorous, healthy, clean, powerful, calm, combative person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.